Roteiros Turísticos

ROTEIRO TURÍSTICO 1- TEMPLOS RELIGIOSOS

  • Associação Cultural Suzanense (Bunkyo Suzano)
  • Associação Cultural, Esportiva, Agrícola de Suzano (ACEAS Nikkey)
  • Associação Fukuhaku
  • Associação Fukushima
  • Clube Agrícola Boa Vista
  • Clube Agrícola Cultural e Esportivo Guaió

ROTEIRO TURÍSTICO 2- ASSOCIAÇÕES CULTURAIS E CLUBES

  • Igreja Shingonshu Kongoji
  • Templo Budista Nambei Shingonshu Daigozan Jomyoji
  • Templo Honpa Hongwanji de Suzano

ROTEIRO TURÍSTICO 3- ROTA DA MADEIRA

Inaugurado em 20 de junho de 2018, a Rota da Madeira é um percurso de 34 quilômetros na região da vila de Paranapiacaba e é a nova opção para ciclistas, que curtem estradas de terra e caminhantes. A rota é localizada em área de Mata Atlântica, remetendo ao início do século XX, quando a região era produtora de madeira utilizada em construções e na produção de carvão.

O ponto de partida e chegada do novo trajeto está localizado próximo ao Locobreque, na entrada da parte baixa da vila. A rota conta com sinalização e pode ser percorrida a pé ou de bicicleta, exigindo esforço médio, com pouca declividade. Após a saída, o trajeto percorre trecho da estrada de terra até as proximidades de Campo Grande, onde logo em seguida, passa pelo Bar do Flávio, onde é possível tomar banho numa piscina natural.

O caminho segue por uma região de mata bem preservada e plantação de eucaliptos da antiga Fazenda Suzano, já na divisa com a cidade de Mogi das Cruzes. Após passar por trecho rural, o visitante entra em Suzano, onde tem acesso a serviços turísticos como os pesqueiros do Mingão e o Onze.

Em seguida a rota entra na Estrada do Taquarussu, que leva de volta à vila. No caminho, uma nova atração é o mirante da Pedra Grande, que pode ser acessada a pé, com uma vista privilegiada da região. Neste trecho encontram-se ainda a Fazenda Taquarussu, e o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba.

A trilha tem um caminho cercado por flores, como bromélias e helicônias. O visitante poderá se banhar nas águas límpidas do Rio Grande, cuja nascente está localizada no interior do Parque Natural Nascentes de Paranapiacaba. Borboletas, pássaros e animais silvestres poderão ser encontrados e observados ao longo do passeio.

A Rota da Madeira compõe o mosaico cicloturístico do Caminho do Sal, que interliga, por estradas de terra, as cidades de São Bernardo do Campo, Santo André, Mogi das Cruzes, Biritiba-Mirim e Salesópolis.

O novo percurso foi organizado pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Santo André em parceria com as prefeituras de Suzano e Mogi das Cruzes.

Mais informações no Centro de Informações Turísticas da Vila:
Endereço:  Largo do Padeiro, s/n, na parte baixa da vila (em Santo André)
Telefone: (11) 4439-0109.

CIRCUITO TURÍSTICO DAS NASCENTES

O circuito turístico ‘Caminho das Águas Nascentes’ é um roteiro que engloba uma importante área de proteção ambiental e de ricos mananciais, recursos naturais e histórico-culturais na região metropolitana de São Paulo, sendo o Rio Tietê o seu principal atributo, além de uma ótima opção de turismo e lazer, com inúmeros hotéis-fazenda, pousadas, parques, haras, pesqueiros e restaurantes.

O roteiro é fomentado por um consórcio de 11 municípios, contando com a participação das cidades de Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel, Suzano e a destacada Salesópolis, onde nasce o Tietê.

O roteiro está em processo de criação e negociação no consórcio, para que o circuito possua uma rota definida e fixa a ser seguida.