Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Suzano apresenta balanço de ações

Dados foram compartilhados em audiência pública na Câmara Municipal

Dando continuidade às prestações de contas da Prefeitura de Suzano ao Poder Legislativo, nesta segunda-feira (13/06) a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego apresentou dados da gestão à Comissão de Economia da Câmara Municipal de Suzano. Na oportunidade, o secretário André Loducca destacou a estruturação da pasta e informações sobre o desenvolvimento suzanense desde 2017.

No setor da Agricultura, o destaque está para o atendimento de 120 produtores em 2022, sendo o maior índice dos últimos seis anos. Ao todo, desde 2017, a pasta viabilizou a doação de 485,5 toneladas de alimentos a entidades cadastradas. Neste mesmo período, o escritório do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) efetuou 4,8 mil atendimentos em Suzano.

Outro destaque da pasta foi a atuação do Centro Unificado de Serviços (Centrus), que em 2020 ganhou a segunda unidade na região norte da cidade. Desde então, o equipamento inédito na localidade já garantiu 20.670 atendimentos diversos. Já na unidade central, localizada na avenida Paulo Portela, a estimativa é de 500 acolhimentos diários nos serviços de protocolo; isenção de Impostos; recadastramento municipal; recursos de multas; recebimento de currículos e encaminhamento para entrevistas; abertura de empresas; crédito ao Microempreendedor Individual (MEI) e orientações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que, inclusive, conta com três postos no município.

O “Suzano Mais Emprego”, programa de empregabilidade liderado pela secretaria, também contabiliza 39.323 currículos encaminhados desde 2017, com a oferta de 11.979 vagas. Já no Artesanato, a pasta avançou com a oferta de 14 feiras oficiais, com destaque para as ações desenvolvidas no Parque Municipal Max Feffer e para os eventos “Mega Natal Artesanal” e “Mega Mãe – Feira de Artesanato”. Atualmente, o município conta com 267 artesãos devidamente cadastrados junto à municipalidade, com a emissão da Carteira Municipal do Artesão.

De acordo com Loducca, os avanços observados nos últimos anos ocorrem concomitantemente à aprovação de legislações importantes no município. “Em nome da secretaria, agradeço a parceria da Câmara Municipal, que presta um apoio indispensável ao desenvolvimento de ações estratégicas para o município”, reforçou.

A audiência pública foi liderada pelo presidente da Comissão Permanente de Economia, Joaquim Rosa. A apresentação também foi acompanhada pelo presidente do Legislativo municipal, Leandro Alves de Faria, o Leandrinho; além dos vereadores Artur Takayama; Edirlei Junio Reis, o professor Edirlei; Givaldo Freitas dos Santos, o Baiano da Saúde; José de Oliveira Lima, o Zé Oliveira; e Marcos Antonio dos Santos, o Maizena.