Rede de Atenção Psicossocial – RAPS

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) oferece atendimento às pessoas com transtorno ou sofrimento mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Propõe um modelo de atenção em saúde mental a partir do acesso e promoção de direitos, baseado na convivência dentro da sociedade. A rede ainda tem como objetivo articular ações e serviços de saúde em diferentes níveis de complexidade.

Acesso ao serviço
A procura é espontânea, sem necessidade de encaminhamento. A Unidade Básica de Saúde é a porta de entrada, por meio do acolhimento e escuta em Saúde Mental. De acordo com a complexidade do caso, o usuário é direcionado para o serviço adequado. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) também acolhem novos casos diariamente, no entanto, é preferencial o acolhimento na Unidade Básica de Saúde.

Sobre os CAPS
Os CAPS são equipamentos que oferecem atendimento multiprofissional, em regime intensivo, para pessoas com transtorno mental ou sofrimento mental, com prejuízo importante da funcionalidade, e pessoas com necessidades decorrente do uso abusivo e prejudicial de álcool e outras drogas. Suzano conta com quatro Unidades: CAPS Alumiar, CAPS Devir, CAPS Entrelaços (Infantojuvenil) e CAPS AD (Álcool e outras Drogas).

Coordenação: Dulce Ramos
Coordenação Técnica: Ariadne Cirillo e Carolina Costa Lima
Apoio Administrativo: Everton Lima e Guilherme Cunha
Endereço: Centro Unificado de Serviços – Av. Paulo Portela, 210 Jardim Paulista sala 316
Telefone: 4745 2094
e-mail: rapssuzano@yahoo.com.br