Prefeitura de Suzano-SP inaugura Pré-Vestibular Municipal na quarta-feira

Organizado pelo Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), curso vai contar, inicialmente, com duas turmas, que serão formadas por candidatos de baixa renda inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); aulas preparatórias em dez disciplinas serão ministradas em salas que prestarão homenagem a educadores de Suzano

 

O Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) de Suzano-SP vai inaugurar na quarta-feira (24 de maio), às 18 horas, as duas salas de aula que vão abrigar o Pré-Vestibular Municipal. O curso será destinado a candidatos de baixa renda da cidade e que estejam devidamente inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O evento também vai marcar o início do calendário de atividades do programa, que, num primeiro momento, terá a adesão de cem alunos, até o fim do ano.

As salas de estudo do Pré-Vestibular Municipal vão receber os nomes de “Professor Paulo Eduardo da Silva Caldas” e “Professor Antônio Maschietto”. O curso preparatório para o ingresso ao ensino superior será oferecido pelo Saspe, gratuitamente, em parceria com educadores da rede estadual e da rede particular de ensino de Suzano.

Com dez disciplinas, o Pré-Vestibular Municipal vai ocorrer de segunda a sexta-feira, das 19 horas às 22h30. A aula inaugural está marcada para 9 de junho (sexta-feira). O início oficial do calendário do curso é dia 12 de junho (segunda-feira).

A distribuição das vagas vai levar em conta o atendimento prestado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Do total de cem vagas, 40 serão destinadas à região norte de Suzano, 35 às regiões leste, oeste e centro, e 25 à região sul da cidade.

Os interessados (maiores de 18 anos) devem preencher uma ficha cadastral no Saspe (rua General Francisco Glicério, 1.334 – centro), entre os dias 25 de maio e 2 de junho. O critério de seleção será a renda per capita das famílias dos candidatos. Também é obrigatório estar inscrito no Enem.

O Saspe também pretende oferecer de graça, entre os meses de setembro e de outubro de 2017, um curso intensivo gratuito aos sábados, destinado a 500 candidatos do Enem do município.

Segundo a primeira-dama Larissa Ashiuchi, presidente do Fundo Social de Solidariedade e dirigente do Saspe, a criação do Pré-Vestibular Municipal é fundamental para a promoção da inclusão social e do oferecimento de oportunidades educacionais aos cidadãos que desejam cursar faculdade, mas que não têm condições de custear um curso preparatório.

Homenageados

As salas de aula do Pré-Vestibular Municipal vão homenagear dois falecidos educadores de Suzano.

Antônio Maschietto nasceu em 1933 em Casa Branca-SP e, após lecionar nas cidades de Dracena-SP e de Ferraz de Vasconcelos-SP, atuou por mais de 35 anos no ensino suzanense, além de participar da Associação de Pais e Mestres (APM). Foi, ainda, assessor de Cultura e Educação do saudoso prefeito Firmino José da Costa. Casado, teve três filhos e faleceu em 1994.

Paulo Antônio de Lima Caldas nasceu em Suzano em 1949. Após estudar Filosofia no Seminário Diocesano Santo Antônio, em Taubaté-SP, formou-se em Letras, em Pedagogia e em Direito. Foi professor de Francês, de Inglês e de Português da rede de ensino suzanense. Na Política, foi candidato a vice-prefeito em 1982 na chapa de Pedro Sinkaku Miyahira. Também foi vereador entre 1993 e 1996. Casado, teve dois filhos e dois netos. Faleceu em 2015.