Novo serviço gratuito conta com estúdios e ilha de edição
No último sábado (30/04), Suzano passou a contar com um novo equipamento público voltado à produção artística da cidade. O Polo de Música e Audiovisual foi inaugurado pela Secretaria Municipal de Cultura no subsolo do Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa, como um anexo ao Cineteatro Wilma Bentivegna (rua Paraná, 70 – Vila Costa). O serviço gratuito e inédito no município conta com estúdios de música e vídeo, além de ilha de edição. A cerimônia de entrega contou com o chefe da pasta, o vice-prefeito Walmir Pinto, e o prefeito Rodrigo Ashiuchi, encerrando oficialmente a programação de aniversário da cidade.
A inauguração também foi marcada pela apresentação da Suzano Film Commission, que é uma comissão organizada voltada ao incentivo de produções locais, justamente por meio da assistência e suporte aos projetos. O lançamento foi prestigiado pelo produtor e ator de cinema Daniel Torres, que na oportunidade discorreu sobre a importância de um Film Commission na cidade.
Torres ainda falou sobre a produção do filme “O Pântano do Morto”, que terá cenas rodadas no município. A obra, que inaugura o Suzano Film Commission, tem aporte de Hong Kong, com cerca de 2 milhões de dólares, e contará com a participação de artistas locais.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, o novo espaço oferece infraestrutura completa para o fortalecimento das produções na cidade. De maneira gratuita, o polo deve fomentar a criação de conteúdo a partir do suporte garantido pela Prefeitura de Suzano. “O polo e a nossa Film Commission formam um conjunto importante e necessário para o desenvolvimento e aprimoramento da cena audiovisual em Suzano, com capacidade para colocar o município em um novo patamar neste quesito, de maneira inédita. Esse fortalecimento das produções na cidade também assegura mais oportunidade, mais emprego e geração de renda, sobretudo para a nossa juventude”, disse o vice-prefeito Walmir Pinto.
Ashiuchi comemorou a entrega e também destacou a importância do polo para Suzano. “Ao longo dos últimos anos, trabalhamos e continuamos trabalhando para colocar a cidade no caminho certo. Concluímos obras importantes, retomamos projetos estagnados e demos um salto em muita coisa que estava por fazer, tirando ideias do papel para o plano real. O Polo de Música e Audiovisual é um exemplo disso. Reaproveitamos um espaço público, assim como o Cineteatro, e demos vida a esse grande sonho da nossa equipe de Cultura. Hoje o novo equipamento tem potencial para se tornar referência em toda a região, fomentando a criação de conteúdo e abraçando as produções e a criatividade do nosso povo suzanense”, reforçou.
O espaço poderá receber grupos e artistas da Cultura, de diversas religiões e de associações, sendo o ambiente perfeito para gravações e produções de músicas, programas de TV, podcasts, cenas de filmes e diversos tipos de vídeos.
A cerimônia de entrega foi prestigiada pelo coordenador de Audiovisual, Herculano Oliveira e pelos secretários Alex Santos (Governo) e Leandro Bassini (Educação), além do chefe de gabinete Afrânio Evaristo. Ainda marcaram presença o vereador Artur Takayama; o Padre Carmine; e o diretor-geral e da diretora acadêmica da Faculdade Piaget, Marcus Rodrigues e Poliana Lima.

Acessibilidade
VLibras