Crianças das escolas de ensino infantil na Rede Municipal de Suzano assistiram, nesta sexta-feira (7), no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, ao documentário “Ritos e Ruas”, produzido pelo Coletivo Alma (Aliança Libertária Meio Ambiente), com apoio da lei federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da Bandeirante Energia e Comgás. O evento faz parte da programação da atividade ““Suzano Consciente ao Encontro do Meio Ambiente” e o documentário trata sobre as transformações de lugares e do cotidiano das cidades às margens do Rio Tietê.
Mais de 300 crianças assistiram ao documentário. Elas gostaram. “Vi muita poluição nos rios e nas ruas”, disse Gabriela, 11 anos. “Derrubaram muitas árvores para construir casas”, observou Carlos, 9 anos. Foi que observou, também, Luis Carlos, 12 anos, que acrescentou: “Muita gente mora perto do rio porque não tem dinheiro para morar na cidade”.
A professora Simone de Mello Lopes entende que “mesmo não entendendo a linguagem dos testemunhos, as crianças se apropriam das questões que apreendem na escola. Muitas dessas crianças se vêm nesse cenário, porque, se não moram, passam pelos locais que viram no documentário, e isso serve de referência para quando a professora, por algum motivo, tocar nesse assunto. A criança vai fazer essa relação, porque vai se lembrar de ter visto o que sua professora ou professor disser em sala de aula”.
“Rito e ruas” já foi exibido em outros dias, no mesmo local, para crianças de outras escolas, e acredita-se que passaram por lá por volta de mil alunos das escolas municipais. Ele lembra que o evento é de iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com outras secretarias.
Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)

Acessibilidade
VLibras