Alunas do curso de Promotoras Legais Populares revisam conteúdo durante recesso

Primeiro semestre contou com 17 aulas online; atividades retornam no dia 2 de agosto

A 10ª edição do curso de Promotoras Legais Populares entra em recesso de um mês a partir desta semana. Neste período, as participantes seguem com acesso às 17 aulas online promovidas desde o início do ano, sendo que as atividades retornam na primeira terça-feira de agosto (02/08) seguindo a temática “Agosto Lilás”, que reforça o combate e a prevenção à violência doméstica em alusão ao 16º aniversário da Lei Maria da Penha (Lei Federal 11.340/2006), promulgada em 7 de agosto de 2006.

De acordo com a coordenadora do curso, Sandra Lopes Nogueira, as próximas três semanas serão dedicadas ao planejamento de aulas, assim como as alunas poderão rever o conteúdo e colocar os temas em dia. “A modalidade online permite que as participantes possam retornar às primeiras aulas para tirar dúvidas e até mesmo para ter uma visão diferenciada depois desses seis meses de amadurecimento. No próximo semestre, logo em agosto, vamos nos aprofundar no tema violência doméstica com um mês inteiro dedicado a esse assunto tão urgente na sociedade”, disse.

As 17 primeiras aulas do curso somam mais de 2,8 mil visualizações no Youtube, contando com a intensa participação das alunas por meio dos comentários e do quadro “Falas de PLPs”, que periodicamente apresenta a história de uma ex-participante que teve a vida transformada pelo curso. Os relatos emocionantes fazem parte da introdução das aulas.

Com mais de 630 minutos de conteúdo, a dirigente do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), a primeira-dama Larissa Ashiuchi, comemora os números. “A cada ano levamos mais informação adiante. Atualmente, contamos com centenas de mulheres devidamente inscritas por meio do Saspe. Mas, com os vídeos disponíveis no Youtube, tenho certeza de que muito mais pessoas estão nos acompanhando, inclusive de fora da cidade”, disse ao relembrar que no ano passado a iniciativa suzanense contou com a grata surpresa de um grupo de mulheres mineiras ligadas no curso.

As aulas, que serão retomadas no dia 2 de agosto, são semanalmente atualizadas no canal “TV Prefeitura de Suzano” (bit.ly/TVPrefeituradeSuzano). Os novos vídeos saem toda terça-feira. Para o próximo mês, as alunas deverão aprender sobre a aplicação e eficácia da Lei Maria da Penha (Lei Federal 11.340/2006), além de conhecer mais sobre a vida da mulher que dá nome à legislação e saber sobre os equipamentos de proteção e assistência à vítima da violência doméstica.