Entre as condições pré-existentes estão cardiopatias crônicas, asma grave, doenças neurológicas crônicas, imunossupressão e pneumopatias
A Secretaria de Saúde de Suzano inicia nesta quinta-feira (21/07) a vacinação de crianças de 3 e 4 anos com comorbidades contra o novo coronavírus (Covid-19) com a aplicação da CoronaVac. Entre as condições pré-existentes estão cardiopatias crônicas, asma grave, doenças neurológicas crônicas, imunossupressão e pneumopatias.
A imunização deverá ser liberada para as demais crianças após o envio de novas doses pelo governo do Estado, que agora importa a vacina da China, uma vez que não é mais fabricada pelo Instituto Butantã. No entanto, ainda não há data definida. A estimativa é de que o público desta faixa etária na cidade seja de 8,8 mil pessoas.
O início era bastante aguardado pela população de Suzano. Com isso, o município dá outro grande passo na busca pela vacinação da população. “Estou muito feliz que agora poderemos dar início à imunização das crianças desta faixa etária. Sabemos que temos que avançar ainda mais, oferecendo a vacinação aos bebês também, porém, não posso deixar de comemorar esse novo passo que demos em direção à imunização do nosso público infantil”, destacou o prefeito Rodrigo Ashiuchi.
O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, também destacou a importância da vacinação e convocou os moradores a levarem os filhos para receberem a dose da CoronaVac. “Não podemos mais perder tempo. A pandemia ainda está aí, mas menos evidente graças ao avanço da vacinação de vários públicos e agora chegou a vez das crianças de 3 e 4 anos. Quero pedir aos pais e responsáveis que levem os pequenos para se vacinarem e assim tentar impedir ainda mais o avanço da Covid-19″.
Para garantir a aplicação da vacina em um dos 24 postos de saúde de Suzano é recomendável fazer o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br e tenha em mãos RG, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de endereço, carteirinha de vacinação e documento que ateste a comorbidade, como exames, laudos e receitas de medicamentos em uso. A imunização ocorre entre 8 e 15 horas. A vacinação dos demais públicos também segue ocorrendo nas unidades.
A vacinação de crianças desta faixa etária com a CoronaVac etária foi possível após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberar o uso emergencial na quarta-feira da semana passada (13/07).

Acessibilidade
VLibras