Segurança Cidadã presta contas dos serviços executados pela pasta

Balanço apresentado ao Legislativo destaca ações do 1º quadrimestre do ano

A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã também marcou presença junto à Câmara de Suzano para a prestação de contas dos serviços executados pela pasta. O balanço apresentado na última terça-feira (14/06) destaca as ações do primeiro quadrimestre, referente à produtividade entre os meses de janeiro e abril. A audiência pública contou com a participação do chefe da pasta, Elias Marques, além da comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Rosemary Caxito, do subcomandante André Alves da Silva e do assessor estratégico Jefferson Ferreira dos Santos.

Neste primeiro quadrimestre, a secretaria realizou 6.274 atendimentos, sendo a maior demanda concentrada em ocorrências referentes à perturbação do sossego, com 4,6 mil denúncias. A pasta ainda destaca a média de 50 desinteligências atendidas no período, 41 ações de apoio ao trabalho do Departamento de Fiscalização de Posturas e da Vigilância Sanitária, além de 45 bens recuperados, somando a estimativa de R$ 1,2 milhão em valor recuperado.

A pasta ainda pontuou a atuação da Central de Segurança Integrada (CSI) que, neste quadrimestre prestou auxílio a 311 ocorrências, com destaque para localização de carros roubados por meio do Sistema Detecta; flagrantes de furtos e roubos; e apoio a ações das equipes de trânsito, da Polícia Militar (PM) e da GCM. Atualmente, Suzano está equipada com 78 câmeras de segurança, 32 do Sistema Detecta, 870 nas escolas e 82 unidades do “Botão do Pânico”, também instalados nas unidades de ensino municipais.

Em relação à Patrulha Maria da Penha, os dados deste primeiro quadrimestre apontam para 3.020 rondas; 185 medidas protetivas e oito prisões, superando o índice observado entre maio e dezembro de 2021, quando a patrulha prendeu seis agressores. A pasta ainda ressaltou o trabalho de outros grupamentos, como o Canil e o Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas (Guard), que atualmente atende a 215 crianças na Escola Municipal (EM) Antônio Marques Figueira.

O chefe da pasta, Elias Marques, agradeceu a oportunidade e reforçou o empenho da equipe. A audiência foi conduzida pela presidente da Comissão de Segurança Pública do Legislativo, Gerice Lione, contando com a participação do presidente da Câmara Municipal, Leandro Alves de Faria, o Leandrinho. Também marcaram presença os vereadores Artur Takayama; Givaldo Freitas dos Santos, o Baiano da Saúde; Jaime Siunte; e Lazario Nazaré Pedro, o Lázaro de Jesus.