Secretaria de Meio Ambiente promoveu o evento durante esta quinta-feira; prefeito e secretário de meio ambiente participaram do evento
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, participou nesta quinta-feira (02/06) de um fórum ambiental, que contou com uma oficina e uma palestra sobre arborização urbana promovida pela escola estadual de ensino integral Alfredo Roberto, que fica no bairro Parque Residencial Casa Branca. O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, e o titular da pasta, André Chiang, também participaram da iniciativa.
O evento foi o primeiro dentro do programa Oficinas VerdeAzul, que é uma diretriz do “Município VerdeAzul”, do governo do Estado, e propõe tratar de assuntos ambientais para contar pontos dentro do projeto estadual e um dos assuntos é justamente a arborização urbana. A oficina teve início às 14 horas e durou até as 20h30, contando com a participação de mais de 400 estudantes. Temas como a poda correta das árvores e manutenção também foram abordados.
Entre os assuntos discutidos no fórum estavam a defesa da permanência das árvores nas cidades. No final, foi pedido aos alunos um documento com proposta de como seria possível ajudar o município na gestão da arborização urbana de Suzano. Ashiuchi e o secretário Chiang fizeram parte de uma mesa de debates com outros participantes para discutir o tema e responder as perguntas dos alunos.
O prefeito Rodrigo Ashiuchi fez elogios ao tema e agradeceu a presença dos alunos da escola Alfredo Roberto. “A arborização é um tema muito sério, principalmente para nós, que estamos na Grande São Paulo, onde existem muitas construções e poucas árvores, o que acaba aumentando a temperatura das cidades. Agradeço aos alunos do ensino médio da unidade pela acolhida e por todo carinho”.
Durante a oficina, Ashiuchi convidou os alunos para visitarem Viveiro Municipal Tomoe Uemura, localizado na avenida Senador Roberto Simonsen, 340, no Jardim Imperador, e pediu aos estudantes para contribuírem na separação dos resíduos recicláveis, ao passo em que informou que irá implantar uma nova central de triagem em Suzano.
Assim como o prefeito, o secretário André Chiang também destacou a importância do tema. “Trazer este tipo de debate para os estudantes é uma das melhores formas para tratar de um assunto tão importante. São discussões que não se viam antigamente nas escolas, porque não havia preocupação com o aquecimento global”, apontou.
No começo da noite, 48 estudantes participaram de uma oficina de educação ambiental com o coordenador de Educação Ambiental, Allan Santos de Oliveira, e Leonardo Yussuke, do Licenciamento Ambiental. “As Oficinas VerdeAzul visam não somente atender às diretivas do programa do governo do Estado de São Paulo, mas principalmente contribuir efetivamente na melhoria e manutenção do meio ambiente no município, por meio das ações de Educação Ambiental”, finalizou Oliveira.
Também participaram do evento os vereadores Edirlei Junio Reis, o Professor Edirlei, e Givaldo Freitas dos Santos, o Baiano da Saúde; a diretora da escola Fátima Lobão, e as vice-diretoras Elizabeth Luzie e Luciane Lima, além das professoras de biologia Arleide Ferreira da Silva e Nair Marcelino dos Santos Oliveira.

Acessibilidade
VLibras